Objetivando o início das atividades de acompanhamento e monitoramento do Programa de Intervenção Pedagógica nos anos finais do ensino fundamental e com a participação de seus analistas educacionais, a SRE-Patrocínio promove, no período de 1º a 5 de agosto, um encontro exclusivo para a integração dos oito profissionais contratados pela Fundação Renato Azeredo para comporem, juntamente com a equipe de analistas da DIRE, o quadro de analistas do Programa de Intervenção Pedagógica - implementando os CBCs. Os profissionais das diversas áreas (Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Inglês e Educação Física) dos Conteúdos Básicos Comuns-CBCs serão capacitados para assumirem as responsabilidades pela realização do trabalho no âmbito da regional.
A abertura da semana de estudos foi feita pelo diretor superintendente Prof. João Marques dos Santos. Ao externar os seus votos de boas vindas aos novos integrantes da equipe pedagógica, ele ressaltou a importância do comprometimento de todos para a excelência na execução do PIP-EF. E disse ser esta a forma correta de se garantir a desejada melhoria dos resultados, expressando, ainda, a sua confiança na equipe selecionada para o desenvolvimento das rotinas previstas.
A diretora educacional Rita de Cássia Costa Maia, depois de posicionar os participantes em relação à estrutura interna da Superintendência e de evidenciar os principais desafios a serem vencidos no processo de implantação do PIP-EF nas 33 escolas estaduais e 68 municipais dos sete municípios circunscritos à SRE-Patrocínio, fez a contextualização das políticas educacionais do governo mineiro, destacando a fundamentação teórica dos CBCs, a dinâmica das avaliações externas e as legislações pertinentes à educação no Estado.
“Mudança de paradigma: implementando o CBC” foi o primeiro tema estudado dentre aqueles propostos para as atividades que se prolongam durante toda esta semana.
De Acordo com Maria Goretti Terezinha dos Anjos e Santos, coordenadora do PIP-CBC, serão realizados estudos da Resolução nº 1086/2008 e de seus ofícios complementares, apresentações das Matrizes Curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, com subsequentes realizações de oficinas sobre os descritores das referidas disciplinas, da Matriz de Referência como recorte das Matrizes Curriculares, além da análise criteriosa dos boletins pedagógicos do PROEB/2010.
Encerrando a programação de estudos do Projeto de Ação Pedagógica PIP 2011, as analistas educacionais da DIRE da SRE-Patrocínio, cada qual em sua respectiva área de coordenação, proporcionarão aos participantes uma visão abrangente dos programas e projetos da SEE-MG. A tarde do último dia de programação está reservada para um Encontro com Especialistas de Educação Básica das escolas estaduais, visando o estudo e o planejamento das ações para o segundo semestre de 2011.
Fonte:
https://www.educacao.mg.gov.br/webPatrocinio/